Páginas

02 março 2012

Momentos de Angústia


"Sempre há uma saída para
aqueles que amam e confiam em 

Deus."


Vivemos num mundo tão cheio de adversidades que, muitas vezes, o ser humano se vê à beira do desespero e não consegue enxergar uma saída para os seus problemas. Muitos se entregam ao álcool, às drogas e às várias outras armadilhas de Satanás, procurando assim uma fuga, mas acabam se afundando cada vez mais no abismo do pecado e, alguns, infelizmente, são tão dominados pela depressão que acabam chegando ao suicídio. Segundo os dicionários da língua portuguesa, existem dois tipos de depressão: a depressão mental e a depressão nervosa. A depressão mental é uma perturbação que atinge e mente e é caracterizada pela ansiedade e pela melancolia e a depressão nervosa é um estado patológico e sofrimento psíquico ssinalada pelo abatimento do sentimento de valor pessoal, por pessimismo e por uma inapetência face à vida. É preciso saber lidar com os problemas cotidianos e conseguir entender que há coisas que, pela própria vontade de Deus, não podem ser resolvidas da maneira que queremos. Mas então, o que fazer nos momentos de desespero? A resposta é simples: Temos que buscar a consolação unicamente em Deus.


"Aquele que confia em Deus
tem suas lágrimas
transformadas em
sorriso.."


"Em 2ª Coríntios 1:3-11 está escrito o seguinte: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação é; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda, Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito."

Vemos aqui que o apóstolo Paulo passava por grandes tribulações simplesmente por pregar o Evangelho, mas nem por isso ele desistia ou desanimava; ele simplesmente buscava a consolação de Deus em vez de se entregar à tristeza. Talvez as nossas dificuldades sejam um pouco diferentes da situação que Paulo enfrentava naquele momento, mas ela nos serve de exemplo, como lição de vida para os nossos dias atuais; então façamos uma breve meditação dessa passagem para entendermos como age a consolação de Deus em nossa vida: 

"Aquele que recebe consolo de
Deus também deve ter em seu
coração amor o suficiente para
se compadecer e consolar o
próximo.."


2ª Corintios 1:3- É indispensável estarmos sempre firmes na presença do
Todo-Poderoso, porque sendo tão misericordioso,
Ele não permite que sejamos destruídos pelo inimigo
(Lamentações 3:21-23)

2ª Corintios 1:4 - Ele quer que estejamos sempre prontos para
consolarmos uns aos outros
(1ª João 4:13-15)

2ª Corintios 1:5 - Precisamos ter plena consciência de que por mais problemas que tenhamos,
nós vivemos por Cristo e para Cristo,
e o que obtemos é através da fé (2ª Corintios 4:8-13)

2ª Corintios 1:6 - Devemos entender que Deus tem um propósito em tudo,
até no nosso sofrimento (Filipenses 1:20-21)

2ª Corintios 1:7Para tudo há uma recompensa,
nada é em vão (Romanos 8:36-37)

2ª Corintios 1:8Nenhum crente é super-herói, todos estamos sujeitos às
fraquezas espirituais (1° Corintios 10:12,13)

2ª Corintios 1:9Deus permite nosso sofrimento para não nos esquecermos
que dependemos dEle (Galátas 2:18-21)

2ª Corintios 1:10Quando confiamos nEle, Ele está sempre pronto
para nos socorrer (Salmos 16:1-3)

2ª Corintios 1:11Um de nossos maiores consolos é o apoio, tanto espiritual
quanto material, de nossos irmãos (2ª Corintios 7:5-10)


"Quando estiver triste peça a Deus,
que Ele certamente enviará alguém
para preencher o vazio do seu
coração transformando a
tristeza em alegria.."

Portanto, podemos concluir o seguinte: Somos consolados pela misericórdia de Deus em nossa vida; sem Ele não haveria conforto em nossas dificuldades; se Cristo sofreu por nós, devemos nos sentir honrados pelo privilégio de podermos sofrer por Ele; Deus tem um propósito em tudo e conhece os nossos limites; o que passamos serve para provar a nossa fé e nos ensinar a viver; o segredo da vitória é confiar no seu poder e na sua misericórdia; e a maior prova de que somos consolados por Deus é quando conseguimos também consolar aos nossos irmãos. E devemos resumir tudo isso da seguinte forma: para alcançarmos a consolação, por piores que sejam as aflições, precisamos orar, conhecer a Palavra e saber amar da mesma maneira que queremos ser amados.


Deus Te Abênçõe!
Shalom Adonai

Nenhum comentário:

Postar um comentário