Páginas

17 fevereiro 2012

O Crente e o Palavrão



Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência,
das palavras torpes da vossa boca”.
(Colossenses 3: 8)

Leitura base: Colossenses 3: 1-17
Objetivo da lição: Através desta lição o aluno verá que o Senhor, Santo e Verdadeiro, ao chamar o homem é para que este também seja santo em todas as formas da vida humana. 

1) É comum nesta época as pessoas terem um vocabulário muito torpe (indecente) e bastante deteriorado e degradado, não importando sua profissão, ocupação, grau de escolaridade, estado social ou cultural, condição econômica, idade ou sexo.
Pergunta: O que é comum em nossa época?

2) A forma de vida do povo de Deus, sem engano, se distingui de maneira clara dos demais humanos, por serem santos em todos os aspectos da vida , e nos referimos a um adulto, jovem, velho ou criança, não importando sua atividade, sexo ou grau de preparação humana, que tem o conhecimento da existência de Deus que mora em sua vida, dirigindo-a em todos os momentos e em todos os sentidos através de Sua doutrina e mandamentos santos.
Pergunta: De que forma se distingui o povo de Deus aos demais humanos?

A transcendência do vocabulário na vida do crente

3) O Senhor Jesus Cristo expressou o seguinte: “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus”. (Mateus 7: 16-17). Que nos ensina o Senhor com estas palavras?
Pergunta: O que disse o Senhor?

4) Um vocabulário de baixo calão revela se a pessoa é verdadeiramente cristã ou não. O Senhor, sobre esse mesmo assunto declara: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”. (Lucas 6:45) É assim como entendemos que a forma de falar de um crente é “determinante”, não somente frente aos olhos das pessoas, mas perante nosso Senhor, pelo que é de vital importância saber até onde é saudável expressar certas palavras ou frases, e ainda, se é preferível deixar de pronuncia-las.
Perguntas: O que revela o vocabulário? O que significam as palavras do Senhor quanto ao modo de falar? O que entendemos com essas palavras?

5) Amados irmãos: Na linguagem atual dos humanos existem palavras ou frases:
a) Vulgares, que são utilizadas por pessoas baixas, que formam quadrilhas ou homens que vivem em bairros de má reputação.
b) Palavras ou frases com duplo sentido, que se utilizam de maneira que os demais não as entendam, ou utiliza-las com quem as entendem; esse vocabulário se conhece como gíria.
c) Torpes, são palavras cujo significado é sujo, obsceno e que não são utilizadas sequer por pessoas de boa educação, descentes ou de moral, e muito menos por uma pessoa espiritual.
Perguntas: Quem utiliza palavras vulgares? Devemos utilizar gírias? O que são palavras torpes?

6) Este tipo de vocabulário tem um propósito bem definido: lastimar ou humilhar as pessoas a quem se fala, pois vai de encontro aos princípios divinos. Uma pessoa que vive no temor do Eterno sempre buscará agradar com suas palavras tanto a quem lhe escuta como ao Senhor (Ler Colossenses 3: 17; Efésios 4: 31, 32; 5: 19, 20)
Perguntas: Qual o propósito desse vocabulário? O que busca uma pessoa que tem o temor de Deus?

No juízo final o homem será julgado por suas palavras 


7) O homem ignora a gravidade do vocabulário ou de sua forma de expressar-se em sua vida cotidiana. Nós, os filhos do Altíssimo, sabemos que há um alto grau de responsabilidade em nossa conversação, já que não só seremos rejeitados naquele dia se tivermos um vocabulário torpe ou mesmo se em nosso falar utilizamos palavras vãs ou ociosas.Toda palavra dos filhos do Eterno, não só tem de ser inofensivas, mas também edificantes e para a honra e glória do Senhor. (Mateus 12: 36, 37; Atos 17: 3; 1Coríntios 6: 10). 
Perguntas: O que o homem ignora? O que os filhos do Altíssimo sabem? Porque? Como devem ser as palavras dos filhos do Eterno?

8) A ética do crente tem, como já nos expressamos anteriormente, sua base nos princípios divinos, nos mandamentos que o Senhor deixou a Seu povo, de maneira que por isso as escrituras recomendam ter uma linguagem adequada a essas normas santas. E mais o verdadeiro crente não somente tem que se despojar dessas palavras torpes, mas também tem que cuidar de sempre falar com verdade e propriedade, em seu devido momento de maneira que seu falar seja agradável. (Leia Provérbios 25: 11).
Perguntas: Qual a base da ética do crente? Porque as escrituras admoestam a termos uma linguagem santa? Além de deixar as palavras torpes, o que mais o crente deve cuidar em seu vocabulário?

9) A atitude que o ser humano comumente tem é a de separar-se daqueles que lhe ofendem ou insultam, inclusive se com alguém não se sentir bem. Os filhos do Todo Poderoso tem sido ensinados que a vingança não é boa, que o Senhor é quem julga com justiça e a Ele devemos deixar o castigo dos maus.
Perguntas: O que os humanos geralmente fazem quando ofendidos? O que devem fazer os filhos de Deus?

10) As palavras más que ofendem aos semelhantes denigrem e mancham a vida do crente, já que este tem sido justificado, limpo com o sangue do Cordeiro recebendo vestimentas brancas (Tiago 3: 2, 6, 10-12), de modo que o crente nunca proferirá palavras torpes contra alguém, contra os irmãos e muito menos contra um servo do Senhor (3 João 10, 11; Efésios 4: 29-32).
Perguntas: Porque as palavras más denigrem e mancham a vida do crente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário